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4 ERROS NO MARKETPLACE QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER

Muito se fala sobre os marketplaces. A grande maioria das plataformas estão relacionadas as grandes redes varejistas conhecidas. Afinal, elas não poupam investimento na divulgação de seus negócios.

A reputação desses grandes varejistas é responsável por trazer maior confiabilidade, ou seja, o consumidor tem maior segurança ao adquirir produtos por meio dessas marcas.

Ao se colocar como uma forma rápida e mais barata de promover a venda, o marketplace é um formato de sucesso, principalmente para aqueles que pretendem montar o seu próprio negócio.

No entanto, é preciso ficar atento com alguns erros no marketplace que podem afetar os resultados que você espera dessa parceria.

 

Por que integrar sua loja virtual com um marketplace?

 

Primeiro, vamos começar com as vantagens – vender no marketplace é quase que sinônimo de vender em um local ideal, muito por conta das garantias que ele oferece, tais como:

  • Grande tráfego de visitantes – é uma constante, tendo em vista que a própria estrutura, investimento em divulgação e reputação da loja já preveem isso;
  • Segurança – O consumidor tem a sensação de maior segurança para efetivar a compra e a certeza que seu produto será entregue pela reputação da empresa varejista;
  • Aumenta o alcance da marca – a relação custo e benefício são equilibradas e permite a consolidação da sua própria marca. Além de ser um local perfeito para quem ainda está iniciando nesse mercado e
  • Plataformas de integração – Utilizar plataformas que permite a integração com os principais marketplaces é uma forma de otimizar todo o funcionamento do e-commerce nesses canais de venda e gerenciar mais adequadamente seu estoque.

Gostou das vantagens? Há muito mais.

Mas, é preciso usar as estratégias certas e ficar atento aos detalhes para que essa parceria produza bons resultados.

 

Como evitar alguns erros no marketplace

 

Do cadastro até a divulgação do produto nos marketplaces existem alguns erros cometidos pelos lojistas. Por isso, vamos tratar das 4 principais situações que precisam ser evitadas. Confira quais são:

  • Nunca dependa apenas do marketplace

Depender em mais de 50% desse tipo de lucro pode ser algo perigoso, já que o marketplace, seus anúncios e exposições estão relacionados às regras da plataforma, e elas podem mudar a qualquer momento, algo que pode interferir nas vendas, causando perdas significativas.

Nesse sentido, a sua loja virtual não pode ser deixada em segundo plano, principalmente porque o marketplace pode ajudar na consolidação da marca no mercado.

  • Cuide do atendimento – Equipe treinada

Muito pior do que um erro durante o processo de compra é não cuidar para que eles não se tornem constantes. Erros no marketplace podem acontecer e por isso, ter uma equipe de atendimento treinada e disposta a resolver problemas, é o ideal.

Pense, principalmente, que um cliente insatisfeito pode criar diversos problemas para o vendedor – por isso, invista em relacionamentos saudáveis para que seu consumidor volte sempre.

  • Prosseguir os negócios em meio à má gestão

A má gestão pode levar a uma série de erros, inclusive o de sobrecarga das operações, algo que pode ser fatal, já que ao atribuir uma série de funções para uma mesma pessoa, no fim, nada sairá da maneira correta.

Focar em poucos canais e em uma expansão mais lenta pode ser uma boa pedida!

  • Precificação incorreta

Os extremos são ruins – muito caro ou muito barato, ambos podem ser um problema, um produto muito caro, ou seja, acima da média, não traz benefícios e, o contrário acaba gerando uma dúvida sobre a qualidade do produto ofertado.

Seus concorrentes podem ser analisados para ajudar a definir os preços, mas é preciso lembrar que o perfil de sua empresa nem sempre é o mesmo.  Se você tem dificuldades para precificar seus produtos, peça auxilio de consultorias especializadas ou até mesmo de instituições como o SEBRAE.

Lembre-se, que cada marketplace possui custos e taxas distintas que precisam também serem consideradas.

Seu negócio precisa dar lucro, sem lucros não há motivos para ter um negócio. Pense nisso!

Leia,também: Entenda como manter a competitividade no e-commerce.

 

Parceria para crescer bem

 

Ao evitar esses erros no marketplace, é preciso ter em mente que para alcançar as inúmeras vantagens para quem vende ou quer vender nesse tipo de plataforma, é preciso ter o auxílio de quem entende de Marketing Digital para e-commerce.

Nós, da agência GV8 somos reconhecidos no mercado por sermos especialistas em Marketing Digital e atuamos auxiliando e-commerces – comércio que cresce no Brasil mais de 70% a cada trimestre – a alavancarem seus negócios. 

Nossa equipe de profissionais está pronta para traçar um plano de ação eficiente e tornar sua empresa cada vez mais presente.

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