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8 ERROS QUE PODEM COMPROMETER SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Está cada vez mais claro às empresas de todos os portes que investir em boas estratégias de marketing traz uma série de benefícios que vão desde o aumento de vendas e incremento dos lucros, até um melhor posicionamento no mercado e construção da imagem do negócio.

Porém, erros na formulação e condução dessas estratégias podem comprometer o alcance dos objetivos traçados e ainda resultar no desperdício de recursos financeiros e humanos, o que definitivamente não é uma situação desejável.

Por isso, a equipe da GV8, empresa especialista em marketing digital, preparou dicas exclusivas para expor e explicar como evitar os principais erros que podem comprometer as estratégias de marketing da sua empresa.

8 erros que você deve evitar

Para não perder tempo, conheça os 8 erros mais comuns ao formular estratégias para o marketing de sua empresa e como evitá-las a fim de alcançar os melhores resultados:

  • Abandonar as redes sociais

As redes sociais há muito deixaram de ser apenas um meio de conhecer pessoas, hoje, o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, dentre outros, constituem excelentes ferramentas para vender mais, posicionar-se no mercado, construir uma relação próxima com o consumidor.

Além disso, por suas diferenças, as redes sociais se adequam a diferentes propósitos. Por exemplo: empresas pequenas e médias podem usar o Instagram como vitrine para os seus produtos, já o Twitter é ótimo para responder perguntas, reclamações e dar feedbacks.

As redes sociais que comportam vídeos também são excelentes para divulgação de tutorais, comparativos entre produtos, veiculação de depoimentos que demonstram a expertise da sua empresa e muitas outras ações, por isso, jamais devem ser abandonadas;

  • Não ter frequência nas postagens do blog

Esse é um erro muito comum: as empresas criam um blog, postam meia dúzia de conteúdos e o abandonam. Para entender a gravidade desse erro é preciso olhar com os olhos do consumidor: ele entrará no blog e verá que a última postagem foi feita há meses atrás.

Como resultado, ele terá a impressão de que não é o blog que está às moscas, mas a empresa! O cliente pode até pensar que ela não está mais na ativa ou, no mínimo, que está desatualizada ou não tem mais nada de novo a oferecer.

É preciso ter em mente que ao ler o blog, ele estará em contato direto com sua empresa, mesmo que não fisicamente. Por isso, é preciso que as postagens sejam feitas com frequência, que haja um calendário constante, atualizado e seguido à risca para as publicações;

  • Não ter a persona definida

Persona nada mais é do que o target, o cliente alvo para o qual seus produtos e serviços são oferecidos e vendidos. Defini-lo é de suma importância, pois ao saber quem é o consumidor, é possível definir onde encontrá-lo, como atingí-lo, quais são suas preferências, enfim.

Ademais, é preciso entender que nem sempre quem usa o produto ou serviço é quem o compra, assim, quem usa a fralda é o bebê, mas todo o marketing deve ser direcionado aos pais. Já o material escolar é comprado pelos pais, mas quem geralmente decide o que será levado para casa é a criança. Por isso, definir bem a persona é imprescindível;

  • Estar alheio às tecnologias

Ignorar o mundo em que se vive e suas mudanças é um erro mais comum do que se imagina, afinal, basta verificar quantos sites não são adaptados para serem acessados por smatphones, por exemplo, mesmo que o acesso à internet seja feito em 70% dos casos por meio deles.

Logo, é preciso sempre atentar-se para a tecnologia e suas inovações e aproveitar os meios que ela oferece: novas redes sociais, novos meios para veiculação de conteúdos, como podcasts, novos formatos que se adaptam aos aparelhos tecnológicos utilizados;

  • Não ter um bom pós-venda

Um bom pós-venda é o que garante que a compra feita pelo seu cliente seja não a única, mas a primeira de muitas, além disso, ao voltar atenção ao atendimento, reclamações, elogios e feedbacks, o consumidor se sente especial e não apenas mais um.

Logo, é essencial investir no pós-venda, dar retorno aos clientes, buscar atender suas demandas e utilizar diferentes canais para isso, como e-mail, chat e redes sociais;

  • Ignorar resultados negativos

Os erros e resultados negativos não devem ser ignorados, mas vistos como um aprendizado, afinal, se aquele post não teve bom engajamento é preciso entender o porquê, somente assim será possível evitar os erros e investir em mudanças que trarão resultados positivos;

  • Pensar no marketing de forma micro

Isso significa que o marketing deve ser pensando em toda sua complexidade, o que engloba atividades em diferentes esferas para obtenção dos resultados: não basta apenas ter um site, é preciso investir na criação de conteúdos, em postagem nas redes sociais, em chats, etc.;

  • Não planejar

A falta de planejamento é responsável por grande parte dos fracassos no que tange às estratégias de marketing, além disso, é preciso lembrar que o planejamento deve ser feito no curto e longo prazo, levando-se em consideração os sucessos e possíveis falhas.

Outra questão importante quando se fala em planejamento é que ele não é algo estático, ou seja, é preciso sempre fazer alterações, adaptações e melhorias a fim de entender e sanar o que não está dando certo e investir no que está trazendo bons resultados.

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GV8 conhece os percalços enfrentados pelas empresas quando na aplicação de suas estratégias para melhoramento do marketing, por isso, coloca sempre à disposição delas sua equipe de profissionais para que os resultados desejados sejam alcançados.

Afinal, é preciso voltar a atenção a tantos detalhes e dados mercadológicos que o melhor a fazer é contar com a equipe da GV8 para desenvolvimento e aplicação das estratégias da melhor forma possível e, assim, chegar aonde se deseja. 

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