Você entende a importância do alerta de cookies em um site?
Essa é uma exigência da LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor no Brasil e que visa garantir a segurança e a privacidade das informações de usuários da internet.
Com essa lei, as empresas precisam se adaptar e comunicar a seus clientes quais os dados são armazenados e qual a finalidade de utilizá-los.
Assim, nós da GV8 Agência preparamos este artigo para abordar sobre o assunto a ajudar você a entender melhor sobre a importância de seu site estar adequado às normas atuais. Confira!
Os cookies são pequenos arquivos que os sites enviam para que fiquem armazenados no navegador e registrem os dados de navegação dos usuários.
Assim, as informações que são coletadas servem para personalizar os anúncios que aparecem para cada usuário, de maneira que analise o comportamento das pessoas na internet, trazendo uma publicidade mais focada em cada perfil. Essas informações são muito importantes para definir as estratégias de Marketing Digital.
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Além disso, eles podem:
Porém, para estar de acordo com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – que exige o consentimento do usuário na utilização de seus dados, é importante que apareça a mensagem de alerta dos cookies.
Afinal, esses avisos que aparecem quando a pessoa entra em um site são uma maneira de comunicá-la de que seus dados serão armazenados e qual a finalidade disso, podendo ela aceitar ou não.
Dessa forma, quando há o aceite a experiência online do usuário pode ser melhorada, além de evitar que a pessoa fique preenchendo formulários ou senha toda vez que entrar no site, isso facilita a navegação.
Entretanto, para que isso realmente aconteça e seja positivo, é preciso deixar bem claro os motivos de registrar esses dados e utilizá-los, sem ser de uma maneira abusiva e apenas se o titular autorizar.
Existem algumas maneiras de inserir o alerta de cookies em seu site e separamos alguns exemplos:
Além disso, é preciso criar uma mensagem que seja objetiva e de fácil compreensão para que as pessoas entendam bem o que está sendo informado.
Assim, você pode utilizar alguns recursos para inserir o alerta, como: usar o Plugin do WordPress (uma versão paga) ou editar o código fonte por meio de ferramentas online, porém é preciso ser feito por uma pessoa que entenda do assunto, para não prejudicar o site.
Dessa forma, você cumprirá as exigências da LGPD, que diz respeito à transparência e objetividade do uso de dados pessoais, seja para análises, propagandas ou determinadas funcionalidades, e evitará receber multas ou punições por uso indevido ou sem consentimento.
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As obrigatoriedades da Lei Geral de Proteção de Dados em relação à mensagem de alerta servem para todos os sites que utilizam desses cookies, ou seja, aqueles que armazenam dados, registram informações, usam formulários.
Um exemplo é o Facebook, que deixa login e senha da pessoa salvos no navegador, ou e-commerce que registram login, senha, nome, dados do cartão de crédito, entre outros. Assim, é de extrema importância seguir as exigências para evitar prejuízos à sua empresa.
No caso do e-commerce o cuidado é dobrado, pois armazena dados sensíveis de cada cliente e o cuidado com a segurança dos servidores que armazenam os dados e as plataformas que captam essas informações é muito importante.
Ao pensar nas medidas de segurança para os dados que sua empresa capta na internet é importante contar com a experiência de uma agência que conhecem profudamente como é feito o tratamento das informações em todos os níveis e podem prestar orientação e suporte necessários.
Ainda não está em ordem com a LGPD? Estamos à disposição para ajudar, entre em contato clicando aqui
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