Notícias

DESVENDANDO OS 5 SEGREDOS DO ÊXITO COM ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM

Na era em que a tecnologia comanda toda a interação entre marca e cliente, ficar atento às formas para criar um excelente engajamento no Instagram é o principal segredo para o sucesso dos negócios.

Engajamento vai além de um termo bonito, é um conceito que representa o mais novo recurso de marketing digital, ação cheia dos segredos que visa o crescimento e transformação de marcas.

O QUE SIGNIFICA TER UM BOM ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM?

Como se sabe, a dimensão da internet é imensurável e, para o grupo de pessoas que utiliza essa ferramenta como forma de promoção, seja pessoal ou profissional, isso representa grande competitividade.

Atualmente a melhor maneira de driblar o desafio da competitividade é através de um bom engajamento.

Engajamento nada mais é que a interação entre público e marca, logo, um bom engajamento é quando a interação entre as partes é tão notável que traz benefícios rentáveis. Isso acontece por meio de curtidas, comentários e compartilhamento de conteúdos postados.

Esse tipo de ação age quase que como um termômetro, permitindo que a marca compreenda como o seu produto é visto perante seu público alvo.

 Um bom engajamento no Instagram traz diversos benefícios, como por exemplo:

  • aumento nas vendas;
  • maior reconhecimento da marca;
  • aumento da credibilidade da marca;
  • relacionamento sólido com o público alvo;

A matemática por traz dessa dinâmica é simples: quanto mais pessoas curtem o conteúdo de determinada marca, cada vez mais o perfil é recomendado para outras pessoas, e é isso que colabora com a expansão da empresa.

Mas então, como de fato conseguir usufruir de todos esses benefícios?

DESVENDANDO 5 SEGREDOS DO ÊXITO COM ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM

Ter ciência da importância e das vantagens que um bom engajamento no Instagram traz, e então criar um perfil e administrá-lo de qualquer forma, não é o suficiente. Para ter êxito é necessário planejamento e dedicação.

Separamos aqui alguns segredos que com certeza podem trazer visibilidade ao perfil do Instagram de marcas de diversos setores socioeconômicos. Vejam a seguir:

Segredo nº1 –  Invista na imagem da sua página

Como já abordado anteriormente, a essência de um bom engajamento está nas curtidas, e não é segredo para ninguém que as pessoas só curtem o que elas gostam. No Instagram, rede social extremamente visual, as pessoas curtem o que elas acham bonito.

Por isso, o ideal é investir em boas fotos dos produtos ou serviços oferecidos, de modo que os mostre de maneira quase que cinematográfica.

Outra dica para garantir um visual legal para o perfil é trabalhar em cima de uma paleta de cores harmoniosa, que represente a personalidade da marca. Isso deixará o perfil padronizado, atrativo aos olhos e com identidade.

Segredo nº2  – O Instagram não é só foto

Por mais que essa rede seja visual e o intuito seja a postagem de mídias visuais, o Instagram também possui recursos de textos que devem ser utilizados, para que as pessoas compreendam a visão e personalidade de uma da marca.

A biografia, por exemplo, é o espaço onde deve haver, de forma objetiva, informações relevantes sobre a marca. É nesse campo que o primeiro contato do público com a empresa acontece, por isso é essencial ter atenção ao preenchê-lo.

O legal é colocar palavras-chave que descrevam a empresa e também aproveitar para apresentar o link do website oficial.

A legenda também é outro recurso que deve ter total atenção. É através dela que o público consegue perceber qual é o estilo de comunicação da marca. Procure escrever textos que descrevam o produto ou serviço prestado, num tom característico aos valores da companhia.

Segredo nº 3 – Conecte o seu conteúdo com o público 

As pessoas amam ver no Instagram postagens perfeitas, quase que utópicas. No entanto, diante de movimentos que visam mostrar nas redes coisas mais realistas, as pessoas buscam curtir e compartilhar postagens as quais elas consigam relacionar com o cotidiano delas.

Por isso o ideal é conhecer seu público e buscar postar coisas que possivelmente impactarão eles. Um bom estilo de postagem que costuma conquistar a todos se trata das motivacionais e humoradas. Conseguir juntar os propósitos da empresa às postagens desse tipo é garantia de sucesso na rede.

Segredo nº4 – Seja ativo

Não basta criar uma página, postar coisas legais e sumir durante semanas ou meses. É importante ter dedicação diária, para que o perfil se desenvolva.

É importante que a marca pense que o perfil no Instagram é uma ferramenta de trabalho, um canal de comunicação  instantâneo com o cliente, e que deixá-lo abandonado é o mesmo que abandonar o cliente.

Por isso, o segredo aqui é publicar posts diariamente, usar tags, responder comentários e mensagens diretas. Dessa forma o relacionamento com o público se manterá sólido e a credibilidade da marca aumenta.

Segredo nº5 – Estimule a interação do público

É importante trabalhar na conexão da marca com o público, e a melhor forma de fazer isso é por meio da interação. O legal é criar posts os quais o público possa fazer parte, Como por exemplo, publicações com perguntas que possam ser respondidas nos comentários, enquetes divertidas, filtros personalizados, etc.

O Instagram possui inúmeras ferramentas de interações que podem e devem ser utilizadas para promover um ótimo engajamento, basta aproveitá-las.

Muitas empresas investem no planejamento, criação de post e gerenciamento dessas mídias contratando uma empresa de marketing digital para executar o trabalho. Entendem que especialistas podem auxiliar a  gerar resultados mais rápidos, sem utilizar o tempo da equipe interna da empresa em uma tarefa que não dominam e a relação custo e benefícios é excelente. Pense nisso.