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ENTENDA COMO MANTER A COMPETITIVIDADE NO E-COMMERCE

O mundo do e-commerce é tão extenso quanto a sua capacidade de sucesso, por isso é muito importante entender qual o ponto de partida da sua empresa para, assim, ser mais claro e objetivo com as estratégias de competitividade no e-commerce.

A distração é, infelizmente, algo muito comum na hora de definir algumas metas, já que o negócio online é um mundo de possibilidades. Todavia, esse mesmo problema pode ajudar a empresa a se movimentar para uma direção fundamental: a da competitividade!

Dicas de como aumentar a competitividade no e-commerce

Antes de tudo é preciso estar ciente de que a competitividade no e-commerce nunca acaba e, por essa razão, as estratégias precisam sempre passar por novas análises para conseguir distinguir aquilo que está funcionando e o que precisa ser modificado.

Apesar da competitividade no e-commerce ser um fator em constante modificação, existem alguns critérios que podem servir como base, inclusive quando o assunto é o planejamento sobre o quanto você deseja crescer.

Expandir para novas regiões, encontrar outros locais de compra, angariar novos produtos, adicionar outros serviços, aumentar a receita ou conquistar novos clientes?

É importante considerar que esses questionamentos irão nortear o planejamento e as ações de marketing digital e de gestão.  Boas práticas em Marketing digital para e-commerce aliado a uma estrutura eficiente de administração serão responsáveis pelo sucesso.

Confira algumas ações com o foco na competitividade que podem ser colocadas em prática logo de início:

  • Investir em logística é investir no cliente

Um dos principais focos da atualidade quando o assunto é a venda online, é a logística, afinal, a distribuição adequada, rápida e segura é um dos pontos que ajuda na conquista e fidelização dos clientes.

Controle de armazém, fluxo de mercadorias, gerenciamento dos pontos de partida e destino, rastreamento e possibilidade de acompanhamento da jornada do produto pelos clientes, são fases que podem garantir uma e-logística bem estruturada.

  • Estar atualizado com as tecnologias para entender o que ela pode oferecer

O TI é uma área essencial para fazer do e-commerce um negócio que realmente dê certo, afinal, além de se responsabilizar pelo controle de dados, comunicação, hardware e software, tópicos como segurança e estabilização para as transações online também fazem parte do pacote.

A tecnologia é uma aliada, por isso o aprofundamento e testes com as novas tecnologias disponíveis devem acontecer com o intuito de melhorar a experiência do cliente – ser rápido, funcionar em diferentes plataformas e, obviamente, evitar falhas como: compras não finalizadas, sites fora do ar ou instabilidades.

  • Conhecer o mercado em que atua para lançar tendências

Lançar uma tendência significa conhecer o seu negócio e o seu público, já que entender como ele se comporta, o que precisa e quais necessidades ainda não foram supridas, são informações importantes para a elaboração de soluções criativas e inovadoras.

A utilização das próprias redes sociais por meio de interações ao vivo, atenção à criação de conteúdos – textos e fotografias –, marketing de influência e uma jornada de compras mais personalizada e humanizada podem ser alternativas relevantes na hora de pensar sobre as tendências.

Tratando sobre conhecimento, leia também:

  • Converter checkouts é garantir a satisfação

No contexto das lojas virtuais checkout significa a etapa final de todo o processo de compra, ou seja, a própria página em que o cliente informa os seus dados pessoais e faz o pagamento. Apesar de simples, esse é um local que necessita de muita atenção, mantê-lo otimizado é algo que conta muito para na experiência de compra!

Agora é o momento de colocar em prática as estratégias para fazer seu e-commerce crescer. 

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