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HUMANIZAÇÃO DO E-COMMERCE - O FATOR HUMANO FAZ TODA A DIFERENÇA

O e-commerce, também chamado de loja virtual, loja online ou comércio eletrônico, consiste em um site onde é possível realizar vendas e compras pela internet, podendo ser de produtos ou serviços.

Atualmente, o e-commerce configura-se como atividade em que o dispositivo eletrônico funciona como uma das principais ferramentas, porém, é importante lembrar que a humanização das lojas online é, de fato, umas das principais exigências desse mercado.

Humanização do e-commerce: automatização aliada ao atendimento personalizado

Nos últimos 10 anos é possível observar uma forte tendência do mercado de vendas online – a substituição de pessoas por máquinas. Todavia, essa escolha que, no início, ofereceria um melhor custo benefício, acabou mostrando que o trabalho humano não pode ser simplesmente substituído por um equipamento.

A humanização do e-commerce deve ser pensada e executada de maneira estratégica, normalmente feita por empresas especializadas em Marketing Digital e meios autênticos de venda. A GV8, por exemplo, é uma agência que desenvolve a partir das suas diretrizes, a promoção um atendimento completamente personalizado de acordo com cada nicho do mercado.

Conheça mais algumas ferramentas e suas vantagens quando o assunto é comércio eletrônico e a humanização dos seus processos:

  • chat online: mesmo sendo online, a loja deve mostrar que é composta por pessoas de verdade, afinal, o contato via chat acaba aumentando as chances de vendas, segundo pesquisas (eMarketer), o cliente que utiliza o chat possui 65% a mais de chances de voltar;
  • customização: mudar o visual eventualmente, mostrando que a loja está completamente inteirada do que acontece – principalmente de feriados e datas comemorativas – demonstra que a loja é dinâmica e ligada a tudo o que acontece no nosso mundo físico;
  • e-mails e contatos personalizados: as mensagens redigidas por pessoas de verdade e pensadas de forma personalizada para cada cliente, fazem total diferença, não adianta, apenas, ter o nome da pessoa no início da mensagem, é preciso fazer contato em situações esporádicas;
  • seleção de produtos de acordo com o cliente: falando um pouco mais de personalização, é importante conhecer seu cliente – nos contatos, envie listas de produtos que podem interessá-lo, pergunte sobre situações como o abandono de compra, todos esses detalhes são importantes para entender como é possível resolver tais situações;
  • cordialidade e atenção: encontre uma forma simpática e verdadeira de entrar em contato com o seu cliente, mesmo por meio de textos é possível fazer isso, utilizando uma linguagem mais cotidiana e aproveitando ferramentas como emojis e GIFs e
  • além de rever todos esses processos, é preciso dar uma atenção especial ao contato pós-venda, pergunte se o produto chegou, se o que foi pedido está dentro do esperado e agradeça sempre pela preferência – esse contato exige tempo e, muitas vezes, pode parecer um exagero de atenção, porém, é preciso demonstrar que a loja não se preocupa só com os números, mas com a satisfação dos clientes. Normalmente, esse contato é feito através do e-mail, por telefone, muitas vezes, a atenção pode se converter em invasão.

Atenção aos nichos de mercado para a venda online

Nesse sentido, a humanização do e-commerce surge como uma necessidade contemporânea para o sucesso efetivo do mercado. A adequação das novas e as já tradicionais empresas está, justamente, em promover qualidades como: a cordialidade, a atenção e o conhecimento do produto.

Cada nincho de mercado apresenta características distintas na maneira como estabelece sua relação com o produto e atendimento e ao repensar nas práticas de seu e-commerce essas informações precisam ser consideradas em todas as ações. Novamente, reforçamos que o apoio de uma agência especializada em marketing é  importante por oferecer uma visão segura sobre o mercado e estratégias eficazes. 

Lembre-se, quando falamos de e-commerce, é importante ter em mente que os investimentos devem acontecer em serviços que priorizem a qualidade e não, necessariamente, a quantidade.

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