Notícias

O QUE TODO DONO DE E-COMMERCE DEVE SABER SOBRE CHECKOUT

Para quem não está familiarizado com o termo checkout de e-commerce, significa encerrar todo o processo de compra em uma loja virtual, isto é, pagar e esperar o recebimento do produto ou serviço adquirido.

Mas o que parece ser algo simples para os donos das lojas de e-commerce, ainda não é bem compreendido pelos interessados nos seus produtos.

O que pode dar errado no checkout?

A maioria dos consumidores no Brasil de e-commerce não finalizam suas compras. Uma pesquisa feita pela empresa SAP aponta que mais de 80% dos brasileiros desistem da compra online na hora de fechar o pedido.

Este número é assustador em comparação ao percentual de consumidores que podem desistir na fila de um caixa de supermercado ou de uma loja de departamentos, ou seja, quase nenhum.

5 Boas práticas para adotar no Checkout de E-commerce

Não basta ter um site bonito, agradável de se navegar e com todas as informações claras, é preciso otimizar o processo de fechamento de pedidos, evitando perder todo o trabalho árduo de conquistar o cliente.

Pensando nisto,a GV8 Sites e Sistemas enumera 5 práticas essenciais que todo e-commerce pode adotar em sua plataforma de vendas:

  • Utilizar cadastros de informações curtos e simplificados.

Ninguém gosta de preencher longos formulários para realizar compras e não é diferente no mundo virtual.

É preciso facilitar ao máximo o processo de checkout de e-commerce na loja virtual. Para isso um cadastro de informações facilitado com perguntas curtas, simples e sem muitas telas de preenchimento não irá afugentar os clientes.

  • Oferecer diversas opções de pagamento na loja virtual.

Não são todos os consumidores que têm contas em bancos. Ao contrário, uma pesquisa recente feita pelo Instituto Locomotiva aponta que pelo menos um dentre três brasileiros não tem acesso a serviços bancários.

Oferecer mais opções de pagamento, como boletos, cartões de crédito ou a opção de pagar em dinheiro na entrega do produto, torna-se vital para a sobrevivência do negócio e para atingir o maior número de usuários possíveis.

  • Cuidar da segurança do e-commerce.

Lojas Virtuais que prezam pela segurança em suas plataformas de dados adotam práticas responsáveis na etapa final, a parte mais importante de todo o processo de venda: pagamento.

É o que o chamamos de Checkout Transparente, isto é, a adoção de boas práticas no momento de fechamento da compra para simplificar os processos, possibilitando inclusive compras com um só clique.

  • Atentar-se às mudanças de comportamento do público e atualizar o negócio constantemente.

O modelo de negócio adotado hoje pode ser um sucesso, mas isso não é garantia que irá perdurar por muitos anos.

Acompanhar as mudanças de hábitos de consumo e engajar cada vez mais o público-alvo de sua loja virtual são itens obrigatórios para a sobrevivência do negócio a longo prazo.

  • Possibilitar o acesso à loja virtual em diversas plataformas.

É praticamente obrigatório desenvolver uma loja virtual em uma plataforma responsiva, isto é, que também possa ser acessada por smartphones e tablets.

Além do benefício da mobilidade aos seus interessados à loja também se mostra adaptada aos diferentes hábitos de consumidores em regiões aonde o uso do computador não é predominante.

Como está o checkout de sua loja?

De posse de todas essas informações, surge o questionamento: como está o checkout da sua loja? O número de desistências nas compras é grande? Se a resposta for positiva, é hora de repensar seu negócio.

À GV8 Sites e Sistemas é especializada na implementaçãode lojas virtuais com integração no sistema de fretes e em diversas formas de pagamento, com conteúdosgerenciáveis, e tudo isso24 horas por dia.