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PERFIL DO CONSUMIDOR 2022 - CONHEÇA AS TENDÊNCIAS

Não é segredo que a pandemia da COVID-19, impactou inúmeros setores e trouxe diversas mudanças no perfil do consumidor, o isolamento social mudou os hábitos e os seus padrões de consumo.

Fazer compras online, durante muito tempo, foi a única opção, esse comportamento já era previsto para os próximos anos, mas a pandemia acabou acelerando esse processo. 

O consumidor ficará cada dia mais exigente, inclusive, com o avanço da tecnologia as pessoas estão mais conectadas, e isso altera o modo como elas se relacionam, socializam e compram e, com essa demanda, surgem as novas tendências e padrões. 

 

O que influencia essas mudanças e quais as expectativas? 

 

Com o acesso às informações, o usuário pode pesquisar a marca, o produto e comparar preços. Atualmente, comprar pela internet é a opção mais confortável e prática e é isso que que o consumidor espera das empresas, rapidez e facilidade. 

Hoje em dia, vender online vai além de apenas anunciar um produto e seu preço, para conseguir alcançar seu público é necessário ter um planejamento, estratégia, conteúdo, entender os tipos de consumidores e tendências para saber como alcança-los.

Essas pessoas esperam que as empresas demonstrem preocupação com o meio ambiente, que tenham empatia, querem se sentir mais próximas das empresas e querem transparência na hora de adquirir um produto ou serviço.

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O perfil do consumidor do futuro 

 

A WGSN, a maior empresa de pesquisa de tendências, publicou um relatório que mostra o novo perfil dos consumidores em 2022. Vamos os conhecer? 

  • Estabilizadores: são aquelas pessoas que se sentem sobrecarregadas e cansadas do excesso de informação. Eles querem estabilidade, tranquilidade, são práticos e simples.

Optam por lojas com designs mais objetivos, mais limpos e minimalistas, que facilitam a compra e proporcionam conforto.

  • Comunitários: são os consumidores conscientes, que lutam pelo meio ambiente, apoiam a comunidade e o comércio local, se interessam pelo reaproveitamento de produtos e por iniciativas sustentáveis. 

Buscam uma maior qualidade de vida, por isso, muitos optam por morar longe dos centros urbanos e valorizam o interior. 

  • Novo otimista: pertencem a diferentes gerações, são sociáveis, valorizam a inclusão social e representatividades.  

Estão sempre ativos, são aventureiros e gostam de experiências, tecnologia avançada, realidade virtual, streamings, redes sociais, entre outros. 

O estudo apontou também alguns conceitos que estarão em alta como: consumidor no poder, sociedade conectada, dessincronização social, contágio emocional digital e novas estratégias de pricing.

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Como reconhecer e abordá-los? 

 

Para chamar a atenção desse público, as empresas devem ouvir o novo cliente, coloca-lo no centro das decisões, oferecer serviços e produtos de acordo com a necessidade e de forma fluida. 

Fortalecer a qualidade, sustentabilidade, inovação e ter um atendimento ágil podem ajudar a fidelizar esse cliente. Mas é preciso também mapear o comportamento e estabelecer ações offline e online para abordar esse novo perfil.

Todo esse processo não acontece de uma hora para outra, não é nenhum passe de mágica. Ele requer tempo, paciência e planejamento. Além de mudanças no seu sistema, site, conteúdo, aplicativo, oferta e serviços. É assim que o Marketing Digital vai trabalhar em prol de seu negócio.

Aqui na agência GV8 temos mais do que serviços para te auxiliar nesse período de transformação, nós temos soluções criativas!

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