Notícias

REELS OU TIKTOK? ESCOLHA OS DOIS!

Na hora de definir uma estratégia de marketing e divulgação nas redes sociais, muitos gestores e profissionais de publicidade ficam em dúvida sobre quais formatos escolher pra produzir e postar conteúdos, tais como o Reels ou Tiktok. Afinal, em qual deles apostar?

A resposta para essa pergunta é: aposte nos dois! Para uma campanha de marketing bem sucedida nas redes sociais é preciso utilizar diferentes formatos, uma vez que eles geram mais engajamento e repercussão por parte dos usuários e maior retorno às empresas.

Ao invés de Reels ou Tiktok, aposte em Reels e Tiktok

A dúvida sobre Reels ou Tiktok pode ser justificada, uma vez que eles são semelhantes entre si, isso significa que os conteúdos produzidos para serem postados são muito parecidos, a saber, vídeos de curta duração sobre qualquer tema escolhido por quem o produz.

Porém, há diferenças entre eles:

  • Os vídeos postados no Reels devem ter duração máxima de 30 segundos, já os postados no Tiktok podem durar até 1 minuto;
  • O Reels é uma ferramenta dentro da rede social Instagram, já o Tiktok é uma rede social especialmente projetada para postagem de vídeos curtos;
  • O Reels gera maior engajamento entre os usuários do Instagram do que outros conteúdos, enquanto que no Tiktok não há essa diferenciação, pois todos os conteúdos têm o mesmo formato – vídeos de curta duração.

Por fim, é interessante lembrar que o Reels foi criado pelo Instagram para rivalizar com o Tiktok, rede social que estava ficando cada vez mais popular entre os usuários, daí as semelhanças entre eles.

Leia, também:

Gerando conteúdo e engajamento

A dica dos profissionais da GV8, agência especialista em marketing digital, é apostar em diferentes redes sociais e formatos de publicação para marcar presença no meio virtual, desse modo é possível aproveitar toda suas potencialidades.

Além disso, não adianta nada postar um conteúdo hoje e outro apenas daqui um mês. Para alcançar real engajamento com os usuários é necessário ser consistente e constante, ademais, é importante ouvir o que eles têm a dizer para fazer os ajustes necessários.

Isso significa que não basta criar e postar conteúdos no Reels ou Tiktok, é preciso acompanhar a progressão dos likes, dos seguidores, dos comentários deixados por eles para entender suas reais necessidades, interesses e, assim, tornar o perfil da sua empresa realmente cativante.

Logo, ao invés de escolher entre uma ou outra rede, o ideal é utilizar o máximo de canais disponíveis e as ferramentas que eles disponibilizam. Só no Instagram, por exemplo, pode-se criar conteúdos para postar no Feed, Reels e Stories.

É importante, porém, compreender que cada rede desempenha um papel e apresenta melhores resultados para cada necessidade, assim, o Twitter é ótimo para dar feedbacks mais rápidos e dinâmicos.

O Instagram e o Tiktok são excelentes para criar engajamento, potencializar as vendas, mostrar novos produtos e melhorar o relacionamento com o cliente, isto é, trazê-lo para mais perto da empresa.

Ter um site é ideal para conquistar maior credibilidade e demonstrar profissionalismo, já o blog colabora para quem quer posicionar sua empresa como especialista em seu segmento de atuação, dentre outros.

Planejamento é a palavra de ordem

Criar tantos conteúdos e desenvolver uma estratégia que realmente entregue resultados demanda planejamento e organização, o problema é que muitas empresas não possuem um departamento específico para se dedicar somente a essa tarefa.

A situação se agrava ainda mais quando a empresa está apenas começando, pois muitas companhias de menor porte contam com apenas poucos funcionários para desempenhar uma série de tarefas e sobrecarregá-los com o gerenciamento das redes sociais não é uma opção.

Por isso, a agência GV8 coloca à disposição sua excelente equipe de profissionais e planos exclusivos para criação e gerenciamento de campanhas de marketing que cabem perfeitamente no orçamento da sua empresa, não importa o porte ou o objetivo a ser alcançado.

Para uma análise completa do perfil da sua empresa e as ações que podem concretamente alavancá-la nas redes, entre em contato com a GV8, clicando aqui.