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TECNOLOGIA À MODA ANTIGA: CONHEÇA O COMÉRCIO CONVERSACIONAL

A expressão “tecnologia à moda antiga” pode parecer paradoxal, porém o maior envolvimento dos consumidores na hora da venda e a demanda por pessoalidade que resultam no comércio conversacional implicam na necessidade de rever esses termos.

A questão é que mesmo com tantas ferramentas para interação online e à distância, uma boa conversa ainda é forte influenciador na hora de fechar uma venda, pois nem todos se sentem seguros ao interagir apenas com uma máquina ao adquirir produtos.

Entenda o que é o comércio conversacional

O comércio conversacional nada mais é do que o estímulo das vendas por meio de conversas que aproximam o vendedor do cliente de maneira a influenciar sua decisão de compra. Em comércios físicos e vendas presenciais, este é um elemento fundamental para venda.

Durante a conversa entre cliente e vendedor, não apenas o produto é mostrado, mas há também uma forte interação entre as partes envolvidas: o vendedor explica as características do produto, faz comentários, sugestões de uso, enquanto o cliente explica suas demandas, faz perguntas, pede informações, enfim, uma situação conversacional focada no produto.

A dúvida, então, é: como trazer esse momento tão crucial para a venda de produtos e serviços para o mundo virtual? Para responder essa questão é necessário, primeiramente, levar em consideração as formas e meios pelos quais as pessoas vêm interagindo online.

Conversando à distância

De acordo com o relatório divulgado pela CX Trends, em 2021, o contato entre clientes e empresas via WhatsApp cresceu 118% no último ano e mais de 80% dos consumidores experimentaram essa modalidade de comunicação apenas entre 2020 e 2021.

No âmbito Brasil, 99% dos consumidores utilizam smartphones para acessar a internet e 92% deles enviam mensagens por meio de aplicativos criados para essa função. O destaque fica com o WhatsApp, porém o Messenger e o Telegram também são importantes.

Mais focado no comércio, o relatório da Accenture consultoria aponta que mais de 80% dos brasileiros utilizam aplicativos de mensagem para fazer compras, em uma proporção que favorece as pequenas empresas, 64% compram delas através dos app de mensagem.

A vantagem é que são justamente estes canais que oferecem o ambiente ideal para o comércio conversacional, uma vez que a possibilidade de interagir em tempo real e espontaneamente permite que vendedores e clientes conversem de modo mais descontraído e que dúvidas e solicitações sejam atendidas sem esperas e delongas.

Leia, também: Humanização do e-commerce – o fator humano faz toda a diferença

Como utilizar o potencial do comércio conversacional

A GV8 é especialista em marketing digital, por isso, separou dicas práticas para os comerciantes que desejam aumentar suas vendas e aproveitar ao máximo as potencialidades do comércio conversacional para atingir esse e outros objetivos com sucesso:

  • Prepare de antemão seu catálogo de produtos para enviá-los aos clientes via aplicativos de mensagem, pode ser o menu do restaurante, o folder de produtos e serviços da sua loja, o catálogo de itens a venda e assim por diante;
  • Quando o cliente entrar em contato, envie o material demonstrativo e não se esqueça de colocar-se à disposição para sanar dúvidas, dar explicações sobre modos de uso, formas de pagamento, taxas de frete, tempo de entrega, agendamentos, enfim;
  • É importante deixar ao menos uma pessoa responsável por responder as mensagens e essa ação deve ser feita se demora, pois quanto maior a agilidade, maior as chances de fechar as vendas, pois quando o cliente entra em contato, ele já está interessado;
  • Assim como o site e o e-mail, o WhatsApp da empresa (e outros aplicativos de mensagem) devem ser divulgados amplamente, pois não adianta ter este canal de comunicação se ninguém sabe que ele existe;
  • Aproveite as novas funcionalidades do WhatsApp para empresas, como a possibilidade de realizar pagamentos e enviar dinheiro diretamente pelo aplicativo, pois isso facilita ainda mais as vendas e permite fazer tudo por meio de um único canal.

Você precisa saber mais sobre atendimento ao cliente nesse artigo: A importância de um atendimento integrado em sua loja virtual

Como você percebeu é importante utilizar todas as estratégias de marketing digital disponíveis para o melhor desempenho de seu e-commerce. Afinal, são os detalhes que fazem a diferença.

Aqui na Agência GV8 cuidamos de todos os detalhes para que nossos clientes possam utilizar as melhores estratégias para o tipo de negócio na internet sempre com o objetivo de obter resultados expressivos.

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