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TRAÇANDO OS HÁBITOS DE CONSUMO DO SEU PÚBLICO

Entender os hábitos de consumo do seu público-alvo é essencial para que campanhas de marketing sejam melhor direcionadas e, claro, mais efetivas. Isso significa que identificar quais critérios levam seu cliente a comprar um produto facilitará que o seu seja vendido.

A questão é simples: ao descobrir que seus consumidores potenciais (isto é, aqueles que se interessam por seus produtos ou serviços) valorizam mais a marca do que o preço, por exemplo, de nada adianta criar campanhas que foquem exclusividade em promoções e descontos.

 

Qual a importância em traçar os hábitos de consumo?

 

Ao realizar pesquisas que objetivam delinear o perfil e os hábitos de consumo dos seus clientes:

  • Sua empresa irá economizar mais dinheiro, pois as campanhas de marketing, ações promocionais e conteúdos de mídia serão elaboradas sob medida;
  • Ao identificar as necessidades dos consumidores é possível oferecer opções que vão ao encontro delas, assim você não venderá um produto/serviço, mas uma solução;
  • Toda estratégia de marketing será melhor segmentada, afinal, há mídias que não funcionam para todos os públicos ou produtos, logo a pesquisa irá norteá-la.

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Agora que já ficou claro como é importante compreender os hábitos de consumo dos seus clientes, é hora de entender, na prática, como isso poderá ser feito. Para tanto, os profissionais da agência GV8, empresa líder em marketing digital, prepararam um check list imperdível.

 

Montando sua pesquisa para identificar hábitos de consumo

 

Para montar uma boa pesquisa a dica é dividi-la em três partes. Além disso, selecione opções de resposta práticas e diretas e lembre-se: questões de múltipla escolha são mais fáceis de mensurar e analisar do que as de resposta livre.

  • Identifique o perfil sociodemográfico dos seus clientes

A primeira parte da pesquisa deve coletar informações que deixem claro quem é o consumidor dos seus produtos. Questões que não podem faltar são aquelas ligadas à composição familiar e do lar dos seus clientes, tais como se ele mora sozinho ou não, se tem filhos, se é quem responde pelas decisões de compra (ou em que medida faz isso).

Depois, formule questões sobre sua vida profissional: seu cliente trabalha, estuda ou faz os dois, qual o grau de escolaridade, qual o ramo profissional em que atua. Por último é hora de identificar sua rotina: ele usa transporte público ou tem carro próprio, trabalha em casa ou no escritório, pratica atividades físicas, faz compras com frequência, passa mais tempo com quem;

  • Identifique as atitudes dos seus clientes

Para entender como os consumidores se comportam, a pesquisa deverá investigar fatores como lazer e hobbies, afinal, como seu cliente aproveita as horas de lazer: com a família, com amigos, ele frequenta eventos culturais e festas, ele tem hobbies e atividades que lhe tragam bem-estar.

Aproveite também para analisar as formas pelas quais ele se socializa e se autocaracteriza. Para tanto, questões de cunho pessoal podem ser formuladas, por exemplo, você se define como uma pessoa introvertida ou extrovertida, prefere passar seu tempo livre em casa ou fora dela, prefere se comunicar usando meios digitais ou face to face;

  • Identifique como e por quais critérios seu cliente consome

Aqui as questões devem focar o uso de redes sociais e canais utilizados para compra, tais como você compra pela internet, com qual frequência e em quais sites. Quais mídias offline influenciam nas decisões de compra, por exemplo, televisão, anúncios em revistas e jornais.

Outras perguntas importantes são aquelas ligadas aos critérios para fazer compras, por exemplo, em uma escala de 0 a 10 quanto à indicação de pessoas próximas, influencers e anúncios te levam a comprar um determinado produto. Por fim, não deixe de questionar quais conteúdos os clientes consomem: eles leem livros, artigos, assistem tutoriais, dentre outros.

 

Como engajar o público para responder sua pesquisa

 

Uma dúvida comum na hora de aplicar uma pesquisa é: como convencer que as pessoas a respondam?

Uma boa dica é oferecer algo em troca, como frete grátis na próxima compra, descontos ou até seguir de volta nas redes sociais. 

Outra é utilizar os mais diversos canais para estar em constante contato com os consumidores e gerar maior engajamento com seus produtos e marca. 

Muitos detalhes para administrar, não é?

Por isso as empresas optam por contratar serviços especializados em Marketing Digital como o que nós da GV8 oferecemos. Nossa equipe é experiente e especializada em Marketing digital propondo estratégias  que realmente trazem resultados, pois são baseadas em métricas confiáveis e obtidas através de pesquisas, por isso, sabemos do que estamos falando.

Entre em contato conosco, clicando aqui e conheça soluções sob medida para seu negócio decolar no comércio digital.